terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dicas para prevenir problemas de saúde nas férias de verão

Hoje iremos abortar um tema muito importante sobre a saúde nas férias.


Contudo o clima quente só aumenta os casos de infecções alimentares e hipertermia. Queimaduras por sol, micoses e lesões ortopédicas também são muito frequentes.





O clima quente e as atividades típicas do período de férias promovem, nesta época do ano, um aumento de casos de hipertermia, diarreia, micose, queimaduras por sol e até lesões ortopédicas. Especialistas relatam quais são os problemas de saúde mais comuns do verão e aqui vamos falar na melhor forma de se lidar com eles. 

Infecções alimentares
Com o aumento da temperatura, aumentam também as infecções alimentares. As principais culpadas são as bactérias, que se desenvolvem com mais facilidade nos alimentos em climas quentes.
Cuidados especiais com alimentos à base de ovos, pois eles podem se adulterar mais rapidamente. Outras dicas são evitar alimentos crus e mal cozidos e beber água mineral engarrafada. (Acreditem) . Os quadros de diarreia geralmente duram dois ou três dias, período no qual o paciente deve fazer uma hidratação adequada e ingerir alimentos mais leves. 
Queimadura solar

Outro tema que muitas pessoas não ligam e é muito importante é a exposição desprotegida ao sol que pode provocar queimaduras de diferentes intensidades. O primeiro estágio é a vermelhidão. O segundo é quando a vermelhidão é acompanhada de inchaço. O terceiro é quando, além de vermelhidão e inchaço, há a presença de bolhas.
Para prevenir o problema é preciso evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h e usar protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. Procurar sempre ficar na sombra ou usar chapéus e bonés adequados. 
Bicho geográfico 

A areia da praia, quando contaminada por fezes de cachorro, pode conter o bicho geográfico. Trata-se de um parasita que, quando em contato com o humano, manifesta-se por uma bolinha vermelha geralmente localizada na região da planta do pé.Além disso o excesso de calor reduz a resistência do organismo.

Alergias e infecções respiratórias por ar condicionado
Apesar de proporcionar alívio contra o calor excessivo, o ar condicionado demanda alguns cuidados. O ar condicionado tira muito a umidade do ambiente, ressecando as vias aéreas superiores”, diz. Esse ressecamento aumenta as chances de infecções respiratórias. Para lidar com o ar seco, uma dica é manter uma bacia com um pouco de água no ambiente ou uma toalha molhada. Um umidificador de ar também pode resolver o problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário